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Gamela
Artefacto, Item individual, Em risco, Produzido, Oficina Artesanal ou de Ofícios, Polímeros, Décadas
Dados Sócio-culturias
Usos Históricos
O arqueólogo Carlos B. Almeida, que dedicou vasto e meritório trabalho ao vale do Neiva, refere que nestes povoados castrejos, a profissão de gameleiro era muito comum. Nessa altura, as gamelas eram produzidas a partir de amieiro ou de choupo, devido à leveza e à facilidade em trabalhar estas madeiras. Estas gamelas, que estiveram na origem da escudela medieval, eram produzidas sob variadas dimensões, sendo utilizadas numa grande diversidade de utilizações, excetuando o facto de não poderem ser usadas sobre o fogo. Apesar de faltarem registos arqueológicos nestes povoados castrejos, devido ao facto da madeira ser facilmente degradável, a presença destes artefactos na região do vale do Neiva pode ser confirmada por duas vias: a documental e a etnográfica. Há documentos históricos que comprovam que as comunidades castrejas já se dedicavam à produção de gamelas de madeira. Por exemplo, Estrabão, historiador e geógrafo da Antiguidade, refere que estes povos “usam vasos lavrados em madeira, como os keltoi” (Almeida, 2006:81). A via etnográfica é aquela que chegou aos nossos dias por via do artesanato e das tradições que passaram de geração em geração. Não esqueçamos que estávamos perante uma comunidade organizada e hierarquizada segundo o sistema gentílico, baseada nos laços de sangue e na passagem de testemunhos de pais para filhos. Regime esse que se prolongou pela Idade Média e ainda se fazia sentir até há pouco tempo. Etnograficamente, a produção de gamelas atravessou muitas gerações e esteve patente em Vila Chã, Forjães e Palme, através de uma série de famílias que se dedicavam ao fabrico destes recipientes até há pouco tempo (Almeida, 2006). Por aqui se conclui que a produção de gamelas não é uma atividade exclusiva de Palme. Pelo contrário, os gameleiros são uma profissão milenar, que esteve ligada às comunidades castrejas muito presentes no norte de Portugal. “ (http://freguesiapalme.blogspot.com/2016/09/as-gamelas-de-palme)
Impacto Histórico
has been used in domestic contexts and sold locally
Usos Presentes
Decoration or fruit and vegetable storage, Bread making and fermentation
Impacto Presente
available in various shops, used and requested for interior decoration and sometimes for usage.
Outros Factos Fascinantes
1) Made from a monomaterial, directly cut and processed. 2) The source of production was difficult to locate. The artefact is sold by several resellers, but only a few or one artisan (?) is actually producing these items.
Dados Técnicos
Classe de Material
Polímeros
Métodos de processamento · Imagem / Vídeo / Áudio (.jpg, .png, .mp4, .mp3 até 30MB)
Autor(es) em processo ou ementa
Abilio Velaça
Dados Geográficos Bio-temporais
Local de Origem · Imagem / Vídeo / Áudio (.jpg, .png, .mp4, .mp3 até 30MB)
Tempo de residência (Quando tempo é que a matéria/material/artefacto se mantém num estado inalterado numa localização/contexto/sistema antes da sua degradação?)
Décadas
Como é que o item afeta o ambiente no qual existe?
Nutre-o
Dados Ontológicos-cosmológicos
raw and pure
Como é que gostaria de estar com este artefacto/material/ser vivo/matéria?
I like to use it everyday
Como é que transformar este artefacto/material/ser vivo/matéria? o/a transforma a si?
It fascinates how this artefact, being carved out of a tree without any process of transformation. But still it transforms itself during the carving process from a heavy raw material into a lightweight, yet visually strong artefact.
O que é que o ser humano pode devolver a este artefacto/material/ser vivo/matéria?
respect