Ferramentas para Exploradores Materiais O que pretende explorar? O que quer levar consigo? De que tipo de ferramentas físicas, amplificadoras e desestabilizadoras precisa para desenvolver a sua expedição e explorar as materialidades do território local?

ferramentas físicas As ferramentas físicas ajudam-nos a ‘meter a mão na massa’! São necessárias para explorar os ambientes locais, extrair amostras e trabalhar com matéria ou materiais in-situ. O kit de ferramentas básico dependerá do seu objetivo para a expedição. Há ferramentas gerais que são úteis em diversas situações, por exemplo: canivete, mini pá, martelo geológico, compasso, lanterna, cinto de ferramentas de montanhista ou carpinteiro, tesouras (de poda ou outras), metro desdobrável, luvas, sacos para amostras, contentores de plástico para líquidos, etc.

ferramentas de ampliação As ferramentas de ampliação ajudam a revelar coisas que os seres humanos não conseguem “ver”, mas que constantemente afetam ou provocam reações nos outros seres vivos. Entre os exemplos incluem-se papel indicador de pH (acidez, neutralidade ou alcalinidade dos líquidos), câmara de imagem térmica que pode ser acoplada um telemóvel (Câmara térmica SEEK), um kit de mapeamento por balão equipado com câmara para permitir fotografia aérea DIY.

ferramentas desestabilizadoras As ferramentas desestabilizadoras encorajam-nos a adotar perspetivas inovadoras e a experimentar novos comportamentos para construir novas relações materiais com o mundo mais-que-humano. Por exemplo:
Considere um mundo em que as plantas têm uma Constituição e direitos — A Nação das Plantas, de Stefano Mancuso .
Avance dez passos em direção a um mundo mais-que-humano com Natasha Myers.
Os humanos estão constantemente a inventar novos materiais, especialmente materiais sintéticos não-degradáveis. Considerando 10.000 anos de utilização de materiais, que direção queremos tomar agora? O extraordinário diagrama cronológico do cientista material pioneiro Michael Ashbydesafia os nossos próximos passos, enquanto os seus gráficos de propriedades materiais nos ajudam a refletir sobre o modo como os materiais são classificados de acordo com as suas propriedades.
Consulte aqui os dados relativos à Europa: https://climatechange.europeandatajournalism.eu/en/. As coisas estão a aquecer!

Miscelânea De A a Z, outros arquivos interessantes de matéria e materiais, receitas materiais e mais.

  1. Below the Surface
  2. ChemArts Cookbook
  3. Feral Atlas
  4. Forensic Architecture
  5. Future Materials Bank
  6. Material Atlas by Ma-tt-er
  7. Objects of the Forest
    8.Syntropic Materials

Contacte-nos com a suas ferramentas, weblinks e outros para info@portodesignbiennale.pt, indicando no assunto o Arquivo da Matéria Viva.