O Arquivo da Matéria Viva surge no contexto da Porto Design Biennale 2021 Porto Design Biennale 2021 como uma coleção dinâmica de artefatos, materiais, organismos vivos, matérias e práticas transformantes. Apresentado inicialmente pelo curador Alastair Fuad-Luke como um dos eixos da exposição Museu da Matéria Viva, o arquivo assume agora um formato digital e aberto que convida todos os cidadãos a tornarem-se “exploradores materiais”.
Através da submissão de artefatos, apela-se à construção de uma nova intimidade e entendimento com os ambientes construídos, naturais e híbridos que formam o nosso quotidiano.
Entre os artigos que compõem o arquivo, encontram-se já alguns materiais submetidos pelos habitantes dos territórios de Porto e Matosinhos e pelos participantes dos workshops Cativando a Fibrosfera e Navegando o Cuidado, desenvolvidos no âmbito do programa curatorial do Museu da Matéria Viva no período da Biennale.
Durante o mês de novembro de 2021, os materiais do Arquivo da Matéria Viva viajam até Ferrol, na Galiza, para uma exposição no CIS Tecnoloxia e Deseño, numa parceria entre a Porto Design Bienanle com a Agência Galega de Inovação de Xunta de Galicia e a Fundação DIDAC, no âmbito do Programa de Design para a Inovação e Sustentabilidade 2024 - DIFERENZA.

Conceção: Alastair Fuad-Luke, Eugenia Morpurgo, The Home Project Design Studio (Albio Nascimento, Kathi Stertzig), Tiago Patatas. 
Design gráfico: 1234 (Irina Pereira, João Castro, Miguel Almeida, Serafim Mendes).
Desenvolvimento: Rafael Gonçalves, Pedro Meireis