# 0025

Capucho

Artefact, Individual Thing, Extinct, Produced, Museum, Polymers, Years

Socio-cultural Data

Historical Uses

Moving shelter - A body cover made from a single vegetable fibre to protect (the sheppards) from rain and cold. “Croça de palha, em forma de capa. A palha é disposta na vertical e é unida, na extremidade superior e a certos pontos da altura, por um encordoado. É composta por um cabeção e saia. Estes estão dispostos paralelamente no sentido da altura. O cabeção é muito largo e de formato semicircular. O encordoado da palha efectua-se em quatro fileiras transversais. Estas são espaçadas entre si. A superior é uma espécie de cós. A saia é de formato em quadrangular. A aresta superior é fendida longitudinalmente, um pouco antes de cada um dos vértices, criando dois apêndices. Os apêndices efectuam a ligação com o corpo do cabeção, entrelaçando-se com a segunda fileira, contando de cima, de encordoado deste. A restante largura da aresta superior entrelaça-se com o corpo do cabeção na quarta fileira, contando de cima, de encordoado deste. Nos limites inferiores do cabeção e da saia, a palha é muito desfiada, criando uma superfície muito densa. “ http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/Objectos/ObjectosConsultar.aspx?IdReg=92885

Present Uses

Exposed in museums and sometimes used in local festivities

Present Impact

Cultural patrimony

Present Uses · Image / Video / Audio (.jpg, .png, .mp4, .mp3 up to 30MB)

Experimental, near future uses

Revisit the old shelter structures to make little huts or shelters.

in_situ uses

https://flora-on.pt/index.php#/1juncus

Other Fascinating Facts

Juncaceae têm, actualmente, pouca importância económica, embora algumas espécies ainda sejam utilizadas na confecção de esteiras, chapéus e fundos de cadeira. Outras espécies de particular beleza são ornamentais. No entanto, outrora, os seus caules constituídos por fibras resistentes permitiam aplicações muito diversas. Por exemplo, os caules finos de Juncus maritimus eram utilizados no fabrico de esteiras para cobrir os sobrados. Era particularmente utilizado por razões de higiene pelos pescadores sem nenhum preparo para cobrir os pavimentos térreos, revestir as paredes de madeira e os tectos das habitações pobres. (https://www.uc.pt/herbario_digital/learn_botany/Familias/juncaceas)

Technical Data

Class of Material

Polymers

Processing methods · Image / Video / Audio (.jpg, .png, .mp4, .mp3 up to 30MB)

Bio-temporal-geographical Data

Residence time (How long does the matter/material/artefact stay in an unaltered state in the location/context/system before it decay?)

Years

How does the item affect the environment in which it exists?

Nourish it

Ontological-cosmological Data

Resistant

What can humans give back to this artefact/material/living thing/matter?

A new purpose